quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Comentarios sobre a resposta da FBrN ao Dr. Herdy

Finalmente e quebrando uma pratica desse ultimo ano e pouco a FBrN veio a publico manifestar-se e informar a comunidade naturista sobre o caso envolvendo o Dr. Andre Herdy, fato esse que merece meu aplauso. O original desse comunicado pode ser encontrado em:

http://www.fbrn.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=91:resposta-da-fbrn-a-entrevista-do-sr-andre-herdy&catid=1:noticias-do-brasil&Itemid=50

ou no Jornal Olho Nu:

http://www.jornalolhonu.com/jornais/olhonu_n_100/resposta_ao_andre.htm

Quanto a Carta resposta da FBrN parece-me importante relembrar e chamar a atenção de alguns pontos, como por exemplo, o Sr. Richard Pedicini e o Sr. Cristiano Fedrigo (ganhador do prêmio na ONU pelo trabalho social desenvolvido na comunidade do Morro da Pedra - trabalho este que foi o pivot , o centro destas acusações) foram a casa do Elias Pereira em Brasília oficialmente solicitar apoio ao caso e ele se negou, bem como o advogado do Dr. Herdy, o Dr. Ademir Costa Campana, entrou em contato com: SONATA - pessoa do presidente Paulo Campos; Brasil Naturista – na pessoa do dono Marcelo Pacheco; FBrN - pessoa do vice-presidente na época - Elias Pereira e com o Conselho Maior da Federação e todos se NEGARAM a participar deste processo. O Pai do Dr. Herdy também entrou em contato com várias associações naturistas que também negaram apoio. Todas estas negativas foram ANTES do Sr. Cristiano Fedrigo e o Sr. Richard Pedicini irem a Brasília! Em 24 de dezembro de 2007 o Sr. Richard Pedicini envia um email a FBrN sobre o mesmo tema. Portanto informada e chamada sim foi a FBrN, contudo seguindo a pratica habitual a omissão foi à resposta.

Voltemos a analisar a resposta da FBrN e tecer alguns comentários:

(trechos da carta da FBrN)

[FBrN] A FBrN, tomando conhecimento da entrevista do Sr. Andre Herdy, presidente afastado da FBrN, desde o dia 11 de dezembro de 2007 (e não ex-presidente, como é dito na entrevista) “.

(Comentário) De fato em 11 de dezembro de 2007 o Dr. Herdy foi afastado, decisão razoável em face aos acontecimentos propagados pela mídia e além do que a organização precisava de alguém na sua liderança e que respondesse por ela. Mais a frente, conforme noticias, confirmadas pelos Sr. José Mariano – do Conselho Maior e Sampanat, foi afastado em definitivo da Presidência. A ata assembléia geral de Extraordinária da FBrN de 16 de março de 2008 ( ver em http://www.fbrn.org.br/downloads/ata_age16032008.pdf) declarar que o Vice Presidente assumiria em definitivo a presidência até decisão definitiva do processo e caso fosse absolvido seria realizada uma nova assembléia para reconduzi-lo ao cargo ou não.

Como me argumentou pessoalmente o Sr. Waldemar Motta, também Sampanat era necessário uma pessoa com plenos poderes para conduzir o dia a dia da organização, sem falar do fato obtido por outra fonte, que a INF pressionou, para a realização do Congresso em Tambaba, que o Dr. Herdy fosse afastado em definitivo. São todos argumentos razoáveis frente aos fatos que se apresentavam para a continuidade da FBrN. Logo me causa surpresa que a Presidência da FBrN desconheça as decisões do Conselho Maior , da qual é subordinada. Se ele fosse um presidente afastado não seria necessária uma assembléia para reconduzi-lo ao cargo em caso de inocência, e nem seria necessário declarar como vice-presidente como presidente definitivo. Dr. Herdy é sim o ex-presidente e foi afastado em definitivo, o resto é mero jogo de palavras.

[FBrN] Em nenhum momento a FBrN fez ou emitiu qualquer opinião a respeito do processo em si, visto que o mesmo foi sempre levado de forma sigilosa, e não havia como se pronunciar apenas baseado em comentário da mídia impressa e/ou falada.

(Comentário) A ausência de manifestação da FBrN nesse ultimo ano, transmite ao publico em geral e, a quem esta no processo, que a mesma concorda com que a imprensa falou. O famoso quem cala consente

[FBrN] Não houve, como o Sr. André Herdy diz, "estilhaçamento" do naturismo na mídia impressa e falada.

(Comentário) Não foi isso que o Dr. Herdy disse.Ele não falou da ocorrência de “estilhaçamento” do naturismo na grande mídia, disse sim que dentro do processo teve que explicar sozinho o que é naturismo. Não existiu a posição imparcial e esclarecedora do que realmente é naturismo; teve de formar solitária fazer uma defesa do naturismo. Defender o que é naturismo parece ser uma das finalidades da FBrN.

[FBrN] O site da FBrN, devido não termos como atualizá-lo e esclarecer o público sobre os fatos, realmente foi provisoriamente retirado do ar

(Comentário) Acho estranha essa alegação, pois a o site estava hospedado – segundo informações – dentro de um portal naturista brasileiro , cujo administrador é membro da FBrN e atualmente é do conselho. Portanto bastaria solicitar ao mesmo a troca da senha de acesso ao site. Alerto que 3 ou 4 meses depois republicaram o conteúdo do antigo site. Conforme conversa com o Dr. Herdy a oportunidade de usar esse material já tinha passado no processo. Só espero que por causa dessa omissão da FBnR e, em função desse discussão no processo, sobre o que seja naturismo, não seja proibido a presença de crianças em áreas naturistas. Já existiu outro precedente como o ajuste de conduta em relação a uma área naturista, membro da federação, proibindo fotos de menores em suas instalações, sem que essa mesma FBrN viesse a orientar e esclarecer a comunidade Naturista.

[FBrN] Há um grande equívoco nesta afirmação, visto que não houve decisão em plenário sobre isso. Havia três assuntos diferentes, em que foram discutidos a parte, logo após a deliberação da comissão criada para discutir o cartão INF. Não era reunião plenária. Estavam presentes apenas algumas pessoas da diretoria e do conselho, e discutimos informalmente: a) o Sr. André contou da agressão por parte de um colineiro, e que já havia aberto ocorrência sobre o caso. Alertou nesta ocasião que havia inclusive casos de drogas. b) Foi falado que a FBrN tem uma área na AAPP, que é propriedade da FBrN. Isto é fato e pode ser verificado. c) Discutiu-se sobre comentários esporádicos e sem nenhum resquício de verdade sobre swing em algumas associações. Tais discussões foram genéricas e não se referia exclusivamente sobre a qualquer associação.

(Comentário) Sobre esse item mantive contatos com o Dr. Herdy que disse:

"O equivoco está nesta afirmativa, já que foi tratado durante 3 ou 4 sessões do encontro o assunto das terras da Colina do Sol. " Sobre a propriedade da AAPP não foi sequer citado. O Dr. Herdy tem a ata e as assinaturas dos presentes. "Não era apenas uma meia dúzia de presentes e sim a representação da federação, até porque em todas as reuniões são decidido os assuntos pela maioria dos presentes e os ausentes devem acatar as decisões tomadas pelos presentes"

Dentre as decisões ficou resolvido que , como já foi divulgado, o Presidente de então da FBrN, Dr. Herdy deveria tomar "todas as atitudes e processos necessários para resolver as questões legais sobre as terras da Colina do Sol."

[FBrN] c. Em maio de 2006, o Brasil apresentou sua candidatura. Estiveram presentes, entre as autoridades constituídas, o Sr. Elias, presidente da FBrN, o Sr. Damasceno, presidente do Conselho Maior da FBrN e na época presidente da SONATA, candidata a sede do congresso, o prefeito de Conde, Sr. Aloísio Regis e o seu secretário Paulo Barreto.

(Comentário) Se não estou enganado Paulo Barreto é o cineasta. Será que não estão falando do Sr SAULO BARRETO, secretário de turismo? Deve ser um equivoco, não devemos nos preocupar com esse meros detalhes... afinal a praia estava linda.

Quando em Tambaba escutei comentários sobre a atuação de alguns de nossos representantes da FBrN/SONATA na Espanha. Quem quiser mais detalhes pergunte aos presidentes da Federação Portuguesa e Federação Espanhola sobre isso e quem foi a pessoa decisiva nesta candidatura do Brasil.

Por fim gostaria de retransmitir uma mensagem do Dr. Herdy:

"Fiquem bem tranqüilos pois eu jamais irei voltar a fazer parte de uma Federação de falácia e de pouca atitude e veremos no futuro o que irão fazer do naturismo brasileiro."
"Garanto que não irei atrapalhar em nada o que forem fazer, mas também garanto que nada será feito pois conheço bem as pessoas que estão "trabalhando"."

Abaixo copia da Carta do Sr. Pedicini a FBrN,

Boa Leitura

Saudações Peladistas

Joaquim

---------- Forwarded message ----------
From: Richard Pedicini <
richard.pedicini@gmail.com>
Date: 2007/12/24
Subject: Seu presidente
To:
fbrn@fbrn.com.br


Prezado Federação,

Tenho acompanhado pelos jornais a prisão do seu presidente, André Herdy.

Sou uma das pessoas que foram presas e falsemente acusadas no caso da Escola Base.

Reconheço, então, o que é uma farsa feito para um delegado que quer aparecer nos holofotes.

A prisão do casal americano, e do sr. André Herdy e sua mulher, mostra todas as sinais.

Que o juiz autorizou e estendeu o prisão nada significa; o juiz no caso da Escola Base, um ano depois, de novo deixou prender inocentes no caso igualmente famoso da Bar Bodega. Há juiz que age não pelo peso da evidência, mas pelo barulho da mídia.

Até agora, não li que nenhuma criança acusou ninguém de abuso. Li que uma psicóloga, que a imprensa disse que é especializa em violência familiar, e que o site do Conselho Regional de Medicina disse que não é especializada em nada, afirma que as crianças foram abusados na infância - que, até se for, nada tem a ver com o presente caso.

Por que o sr. Herdy foi preso, então? Talvez porque ele era alguém que conheceu o americano bem o suficiente para defender-lo. É conveniente prender pessoas assim, para manter eles calados, até que o caso esfria. Ai, não importa o que falam, se ninguém vai ouvir.

O perigo que sr. Herdy e os outros enfrentam, nesta hora, é que o delegado pode ameaçar as crianças e suas famílias. "Vou prender você também e dizer que você também abusou" é algo que meus vizinhos ouvirem na época. Este delegado também pode ameaçar de acusar no assassinato cometido pouco tempo antes na Colina do Sol, e parecer que houve um acusação meses atrás de trafico de drogas. Drogas são fáceis de plantar. As familias das crianças são pobres, e indefesas contra um ameaça destes.

Caso Herdy e os outros sejam inocentatos, é o fim de carreira do delegado. Ele tem um interesse fortíssimo não em encontrar a verdade, mas em encontrar - ou se for preciso, inventar - provas contra quem ele tão acusou com tanto publicidade.

E a Federação com isso? Li sua nota, em que a Federação tirou André da presidência e, para usar o expressão popular, tirou o seu da reta.

É um atitude cuidadoso. Também um atitude conveniente. É um atitude para qual Dante condenou almas ao nono círculo do inferno. Congelado, é um lugar especialmente incômodo para quem costuma andar sem roupa.

A Federação Brasileira de Naturismo abandonou um amigo, e na hora que ele enfrentava perigo.

É sempre fácil criticar as falhas de passado, e imaginar, se a gente morava no passado, teria superado as falhas de nossos antepassados. Teria agido contra o escravidão, salvado as bruxas do auto da fé, escondido os judeus das fascistas e os comunistas do governo militar.

Mas moramos no nosso tempo, e precisamos enfrentar os males de nossos dias. As bruxas de hoje são acusados de molestar crianças. O linchamento é feito não como fogo, mas com armas de média de massa.

Sr. Herdy foi silenciado pela calabouço. Ele nem pode defender si mesmo, muito menos seus amigos. A Federação foi silenciado pelo cuidado, que nestes horas urge a mesma ação que a covardia.

A coragem exige que nós agimos sem garantias, que tomamos riscos, que colocamos a cara a tapa. As crianças que conhecem o sr. Herdy assim agirem.

Sim, há outras considerações em risco. Sim, seria mais fácil para outros defender o sr. Herdy. Sim, a Federação é especialmente vulnerável a ataque. Há sempre motivos de sobra para fugir da luta.

Mas sejam as acusações falsas ou verdadeiras, ninguém vai se orgulhar no futuro, e diz para seus netos, "Vierem acusar meu amigo, e eu o abandonei na hora".

O que eu recomendo? Primeiro, restaurar o sr. Herdy ao posto do presidente. Segundo, pede - ao Secretário de Segurança, ao Ouvidor, ao Procurador-Geral, que o delegado seja trocado, e que um procurador que já desafiou a polícia seja designado para acompanhar o caso. E terceiro, se alguém da Federação, ou as crianças, ou seus pais, já for ameaçado caso não fizesse acusações - pede a prisão preventivo do delegado.
Com todos os recursos de publicidade moderna.