sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

"Naturismo é uma filosofia de vida" !?!?!?

Recebi o texto abaixo. Não sei ao certo a autoria, quando souber atualizo nesse blog.

Boa leitura...


Muito se fala sobre o Naturismo ser uma filosofia de vida, mas vamos pensar um pouco e FILOSOFAR sobre o tema.


Comecemos por o que é Filosofia, já que muita gente fala e nem sabe o que é isto.



Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philos - que ama + sophia - sabedoria, « que ama a sabedoria ») é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais.


A filosofia surgiu nos séculos VII-VIa.C. nas cidades gregas situadas na Ásia Menor. Começa por ser uma interpretação des-sacralizada(= tirar o caráter religioso/sagrado) dos mitos cosmogônicos(cosmogonia=teoria que tem por objetivo explicar a formação do mundo) difundidos pelas religiões do tempo. Não apenas de mitos gregos, mas dos mitos de todas as religiões que influenciavam a Ásia menor. Os mitos foram segundo Platão e Aristóteles, a matéria inicial de reflexão dos filósofos. Eles tornaram-se num campo comum da religião e da filosofia, revelando que a pretensa separação entre esses dois modos do homem interpretar a realidade não é tão nítida como aparentemente se julga.


Modernamente é a disciplina, ou a área de estudos, que envolve a investigação, a argumentação, a análise, discussão, formação e reflexão das idéias sobre o mundo, o Homem e o ser. Originou-se da inquietude gerada pela curiosidade em compreender e questionar os valores e as interpretações aceitas sobre a realidade dadas pelo senso comum e pela tradição.


As interpretações comumente aceitas pelo homem constituem inicialmente o embasamento de todo o conhecimento. Essas interpretações foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração. Ocorreram inicialmente através da observação dos fenômenos naturais e sofreram influência das relações humanas estabelecidas até a formação da sociedade, isto em conformidade com os padrões de comportamentos éticos ou morais tidos como aceitáveis em determinada época por um determinado grupo ou determinada relação humana. Podemos resumir que a filosofia consiste no estudo das características mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos: Mente (pensar), matéria (o que sensibiliza noções como quente ou frio sobre o realismo), razão (lógica), demonstração e verdade. Pensamento vem da palavra Epistemologia "Episteme" significa "ter Ciência" "logia" significa Estudo. Didaticamente, a Filosofia divide-se em:


  • Epistemologia ou teoria do conhecimento: trata da natureza crença, da justificação e do conhecimento.


  • Ética: trata do certo e do errado, do bem e do mal.


  • Filosofia da Arte ou Estética: trata do belo.


  • Lógica: trata da preservação da verdade e dos modos de se evitar a inferência e raciocínio inválidos.


  • Metafísica ou ontologia: trata da realidade, do ser e do nada.


(FONTE WIKIPEDIA)


------------------------------------------------------------


A partir deste conhecimento do que é uma filosofia o Naturismo seria considerado uma filosofia se QUESTIONASSE os fatos e ANALISASSE as interpretações dadas pela sociedade sobre os fatos.


Bem, ao que parece, a Federação Brasileira de Naturismo não sabe nem como começar a filosofar em prol do Naturismo, já que não questiona a EPISTEMOLOGIA das informações que a MIDIA repassa sobre fatos supostamente ligados a pessoas que são Naturistas. Entendo que deveria sempre buscar a justificação dos supostos fatos para poder ser considerada uma entidade que defende algum tipo de filosofia.


Também em relação à Ética passa longe; pois uma filosofia que se preze deve questionar o que se apresenta como Ético. Portanto devemos analisar quando alguém fala que esta pessoa deve ser condenada por ter supostamente quebrado um "taboo" ético. Primeiramente verificamos as supostas "PROVAS" desta quebra de "taboo". Existem fotos? Onde estão? Existem testemunhas que viram algo? Onde estão? Existem vídeos? Textos escritos pelos supostos criminosos? Onde estão? Após esta análise inicial, então se entra na análise Ética da coisa. O material que temos em mãos - o material concreto - é do bem ou do mal? o que é considerado bem e mal? o material é correto segundo esta linha filosófica (nudez social) ou é errado? Sem estes princípios éticos não dá para se falar em filosofia.


Rapidamente em relação a estética devemos analisar se tem algo de belo ou de feio. Mas até que no caso em questão não está em discussão, mas pensemos maior, em relação aos locais naturistas, será que eles são belos? O que é ser um local belo em relação a esta linha filosófica? É ter luxo ou é ser mais natural? O que é ser mais natural? É ser mais simples e sem conforto ou é procurar materiais alternativos e recicláveis para ter efeito zero na destruição do meio ambiente? Será que a preservação do meio ambiente é algo importante para esta filosofia? O que é preservar o meio-ambiente? Alguém já publicou algum texto sobre este aspecto da filosofia naturista? (a resposta a esta última pergunta é SIM! O Ex-Pres da FBrN - o Dr. Herdy - fez um belo discurso sobre este tema no 6º Encontro Brasileiro de Naturismo em Novembro de 2007 na Praia do Pinho e o texto está disponível até hoje no site da FBrN).


Falando sobre a Lógica, temos pontos bem interessantes a filosofar. Naturismo é filosofia? Então tá. Onde está a lógica de atitudes covardes de não apoiar alguém simplesmente porque a mídia fala alguma coisa? Será que o que a mídia fala não deve ser analisada sob a ótica da LÓGICA? Se conhecemos alguém que defende nossa corrente filosófica e a mídia fala exatamente o oposto sobre esta pessoa não deveríamos analisar pela LÓGICA os FATOS CONCRETOS que embasam esta afirmativa da mídia? Se não tivemos acesso a nenhum fato concreto da mídia, não seria mais correto, filosoficamente, analisarmos a pessoa pelos FATOS CONCRETOS que já possuíamos conhecimento?


Finalmente sobre a questão METAFISICA se o Naturismo é uma filosofia e a FBrN a defensora desta filosofia, deveria então esta entidade analisar o que é REALIDADE e o que é FICÇÃO dentre supostas afirmativas feitas pela mídia? O que é a realidade dos fatos não deveria ser analisada por alguma corrente filosófica? O que realmente aconteceu não deveria ser questionada por uma entidade que defende uma filosofia?


O fato concreto é que o então Presidente da Federação Brasileira de Naturismo, eleito por grande maioria 5 anos antes para o Conselho Maior desta entidade e conduzido por unanimidade ao cargo máximo desta entidade menos de um ano antes dos supostos fatos, foi acusado pela mídia e por supostos defensores desta filosofia de crimes que são contrários aos princípios que norteiam esta filosofia. O ponto em questão seria:


EPISTEMOLOGICAMENTE - verifiquemos a veracidade das informações e as justificativas para determinadas conclusões da mídia.


ÉTICA - verifiquemos as provas apresentadas à luz do que entendemos como filosofia de vida - nudez social não é taboo dentro desta nossa filosofia.


LÓGICA - o que esta pessoa sempre defendeu? Como ela sempre se portou? A lógica das afirmativas da mídia tem bases na lógica filosófica da índole da pessoa analisada?


METAFISICA - o mínimo que uma filosofia que se preze deveria fazer neste campo era analisar o que é realidade e o que é ficção das afirmativas da mídia.



Incompleto.... ainda deveria filosofar muito mais...


se acharem válido, copiem e repassem...