sábado, 4 de julho de 2009

Naturismo: qual o tamanho da sua curiosidade?

Por Laércio Júlio da Silva

04/07/2009

Sabemos que existe muita curiosidade sobre o nosso modo ou estilo de vida. Por definição clássica, a curiosidade é a capacidade natural e inata de questionamento, evidentemente presente na observação de muitas espécies animais e inerente à espécie humana. Portanto, com o que mais nos deparamos no movimento naturista é a curiosidade das pessoas que vivem na sociedade "têxtil". Portanto, qual o tamanho da sua curiosidade?

"Um nudista é uma pessoa que acredita que a indumentária não é necessária à moralidade do corpo humano. Não concebe que o corpo humano tenha partes indecentes que se precisem esconder." Já dizia Luz Del Fuego (1917-1967), madrinha do naturismo brasileiro.

Nesse pequeno artigo vamos tentar responder as perguntas mais frequentes. O naturismo é uma forma de vida que se propõe a aproximar a humanidade moderna, frequentemente apartada do meio ambiente, aos valores naturais abandonados ao longo dos séculos em benefício de um propagado progresso. Diante desse paradigma dominador, a natureza seria um inimigo a ser transposto e dominado pelos avanços tecnológicos, e o principal beneficiário disso seria todo o conjunto da humanidade.

Ao não se sentir parte dela, o homem tem justificado crimes ambientais até os dias de hoje com o intuito de extrair da natureza o máximo que ela possa dar sem se preocupar com o esgotamento desses recursos e as futuras gerações, simplesmente por se achar superior às outras espécies vivas. Não somos contra a tecnologia, apenas observamos que muitas das neuroses e estigmas existentes na sociedade são fruto do distanciamento de um meio ambiente mais saudável.

Passando por vários períodos, o movimento naturista mundial chegou à sua maturidade ideológica em 1974, no congresso da Federação Internacional de Naturismo (INF-FNI), com a definição: "Naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que tem por intenção encorajar o autorrespeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente." Aqui está a principal polêmica: somos nudistas. Nós, que nos intitulamos naturistas, nos utilizamos da nudez como elo de ligação entre o homem e a natureza e somos contra a instrumentalização da nudez pela sociedade de consumo. À luz desta definição, o Código de Ética Naturista, seguido pelas afiliadas à Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), em seu primeiro artigo proíbe terminantemente o " comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas". Para os menos avisados vale a pena ressaltar que não temos nenhuma relação com sexo e objetivamente combatemos toda a forma de exploração do mesmo. Os naturistas não enxergam a nudez sobre o ponto de vista de normas estéticas, ou seja, não objetivamos traçar valores sobre os corpos nus. Somos todos iguais na nudez, naturalmente imperfeitos e diferentes e por isso mesmo bonitos e originais! Os valores sociais e matériais são deixados fora do espaço naturista e a partir daí a pessoa entra em um campo livre de imposições individuais que sufocam o ser humano. A prática do naturismo proporciona saúde física e mental. É um movimento solidamente constituído, principalmente na Europa, onde alcançou sua maior popularidade também em seu viés turístico. Em terras brasileiras, a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) possui hoje 30 entidades filiadas, sendo 19 associações, entre elas a Associação Goiana de Naturismo, o Goiasnat, três comunidades naturistas (Associação Amigos da Praia do Pinho em Santa Catarina, Colina do Sol no Rio Grande do Sul e a Comunidade Naturista Encanto de Minas), cinco pousadas e recantos (Mirante do Paraíso, Complexo Praia do Pinho, Recanto Paraíso, Rincão e o Centro Ecológico Hélio Marinho Jurubá).

No litoral existem oito praias oficiais em que a prática do naturismo é regulamentada por decreto municipal, haja vista que o reconhecimento de um fato já existente, conhecido como Lei do Naturismo ou Lei Gabeira, está em fase final de aprovação, esperando a qualquer momento entrar em pauta no Senado Federal. A maioria destas praias tem uma ou mais associações que "administram" o local, orientando os turistas sobre práticas ambientais de preservação e cuidado com o meio ambiente.

Para se manterem filiadas à FBrN, todas são obrigadas a seguir o Código de Ética Naturista e zelar pela segurança dos turistas.

Como testemunha, um morador do Clube Naturista Colina do Sol: "Se você curte a natureza, em plena liberdade, e a vida ao ar livre de maneira saudável, sem malícia ou preconceitos, então o naturismo é a sua opção ideal."

Em Goiás nos reunimos na Chácara Paraíso Goiasnat, localizada no município de Bela Vista, à 40 km de Goiânia. Lá praticamos esporte, realizamos palestras, confraternizações e estamos sempre abertos a novos adeptos. Formamos uma comunidade que se reúne também em casa de amigos e parentes em espírito de amizade e companheirismo.

O naturismo constitui-se em uma grande união de povos, desfrutando de uma vida familiar saudável, em estreita comunhão com a natureza e distante das mazelas da sociedade atual.

Laércio Júlio da Silva é diretor da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) e presidente da Associação Goiana de Naturismo, o Goiasnat (www.goiasnat.com.br)



Laércio Júlio da Silva

"Não ande na minha frente, eu posso não te seguir. Não ande atrás de mim, pode ser que eu não te guie. Caminhe junto a mim e seja meu amigo." Albert Camus