sexta-feira, 25 de setembro de 2009

"O congresso dos naturistas" artigo de Laércio Júlio da Silva.

Quando no início de outubro o sol despontar nas paradisíacas praias da Paraíba, terá começado mais um importante encontro naturista de âmbito nacional. Do dia 1º ao dia 4, os naturistas brasileiros estarão reunidos para mais uma jornada de trabalho e resoluções no seu VII Encontro Nacional (fonte:www.fbrn.org.br). Precisamente na Praia de Tambaba, município de Conde, com apoio da prefeitura local, da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) e de outras entidades, o naturismo brasileiro terá atrações esportivas como um campeonato naturista de surf, atividades culturais com exposições de artes plásticas, a apresentação de músicos e biodança. Também serão tomadas decisões importantes para os naturistas e o conjunto da sociedade brasileira. Tambaba foi a área naturista escolhida para sediar o 31º Congresso Internacional de Naturismo da INF-FNI (Federação Internacional de Naturismo) que ocorreu em 2008. Este congresso é bianual e sediá-lo foi algo comparável a sediar uma copa do mundo tendo em vista o grau de importância do mesmo no cenário mundial. A votação foi realizada durante o 30º Congresso Internacional de Naturismo que ocorreu na cidade de Cartagena na Espanha em 2006. O pleito foi expressivamente favorável a Tambaba, que venceu por 137 votos a 99 dados à região da Calábria na Itália, que era o então concorrente, graças ao trabalho bem articulado da delegação brasileira presente ao Congresso, o evento foi realizado com sucesso no Brasil. Em razão disso, Tambaba entrou para a história do naturismo mundial como a primeira área naturista da América Latina a sediar um evento internacional dessa importância. Voltando aos dias atuais, o VII Encontro Brasileiro de Naturismo deverá reunir mais de 500 participantes de todo o País. Delegações de outros cantos do planeta também são esperadas, como a da Itália, que já confirmou presença. O evento servirá igualmente para comemorar a festejada maioridade de Tambaba, que está completando 18 anos como praia oficial de naturismo. Em pesquisa realizada no verão de 2008/2009, o Sebrae-PB destacou Tambaba como a 4ª praia mais visitada de todo o litoral paraibano. Os naturistas goianos estarão representados pelo presidente da FBrN, José Antônio Tannus, e sua família, mineiro radicado em Goiânia. A atual gestão foi eleita este ano.

O que vai interessar a todos os brasileiros é que nesse encontro será divulgada a Carta de Tambaba, documento que representará a opinião dos naturistas para os mais variados temas, mostrando que somos um movimento nacional e atuante que deve ser levado a sério. Os naturistas organizados na FBrN são o resultado de uma série de elementos históricos e sociais oriundos de raízes genuínamente brasileiras, iniciando com os primeiros habitantes desse País, os índios, passando pela agitadora cultural Luz Del Fuego e ressurgindo na Praia do Pinho – Balneário Camburiú em Santa Catarina como foco de resistência ao preconceito e à prepotência de uma sociedade que, há pouco, saía do obscuro período ditatorial (1985).

A Carta de Tambaba será um documento que apresentará o naturismo à sociedade brasileira para dizer que estamos presentes e não queremos ser considerados um grupo exótico e sectário, mas pretendemos sempre nos postular como uma parcela atuante, inserida nos problemas ambientais e sociais do Brasil e do mundo contemporâneo. Será deflagrada a luta pela aprovação da Lei do Naturismo (Projeto de Lei da Câmara nº 13), que está parada no Senado Federal desde 2000 e que representa em seu bojo, entre outros benefícios,  segurança para a abertura de novos empreendimentos e a possibilidade de geração de renda nas áreas de turismo e hotelaria para o País.

Um encontro naturista desse porte é sempre uma festa de amizade e fraternidade para todos os presentes. Todos estão convidados a participar.

Laércio Júlio da Silva é diretor da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) e presidente da Associação Goiana de Naturismo, o Goiasnat

www.goiasnat.com.br