segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Passando suas férias ao natural

Por Laércio Júlio da Silva

04/01/2010

Janeiro é tipicamente um mês de férias para muita gente no hemisfério sul. No Brasil confunde-se com a chegada do verão e a possibilidade de aproveitar melhor os prazeres da vida em grande estilo. Para a maioria das pessoas, sair de casa e encarar o sol batendo no corpo, exorcizando-se totalmente das obrigações do trabalho no mais completo ócio, aproxima-se do ideal de lazer naturista.

A mais famosa fábrica de refrigerantes estampou por algum tempo na TV um comercial em que um homem na “melhor idade” refletia sobre os sonhos que ainda gostaria de realizar. Naturalmente, um deles era o prazer de degustar sempre o referido refrigerante, o interessante é que entre uma e outra fantasia, havia o introvertido desejo se tornar um naturista!

Sendo assim, convido o leitor a não esperar muito tempo por esse dia, passe um período de férias especial e marcante em sua vida experimentando o descanso como você veio ao mundo. Além da proposta filosófica, o turismo naturista é hoje um fato e reserva gratas surpresas aos seus praticantes em praias e clubes espalhados pelo país. Agraciado pelos trópicos, o Brasil é tido como um dos países que apresenta melhores condições para o desenvolvimento do naturismo: clima quente privilegiado por uma natureza exuberantemente bela.

A Federação Brasileira de Naturismo - FBrN(www.fbrn.org.br) possui hoje vinte entidades filiadas, devidamente cadastradas, sendo dez associações sem fins lucrativo, três comunidades naturistas, quatro pousadas, uma área de preservação ambiental, duas mídias naturistas e uma agência de viagem. No tocante ao turismo naturista existem várias opções de lazer e entretenimento para toda a família em praias e clubes com alguma estrutura de hospedagem. Oito praias no Brasil são regulamentadas para a prática do naturismo através de decretos municipais, haja vista que a Lei do Naturismo (Projeto de Lei da Câmara nº 13) ainda não foi aprovada, estando lamentávelmente desde o ano 2000 para entrar na pauta do Senado Federal. A maioria destas praias tem uma ou mais associações ambientalistas sem fins lucrativos, algumas em parceria com o poder público, administrando o local e garantindo o cumprimento do Código de Ética Naturista.

Ainda existem vários mitos entre os não naturistas. Um deles acredita que o naturismo somente é praticado no litoral e desconhece a existência da Colina do Sol(www.colinadosol.com.br), condomínio naturista no interior do Rio Grande do Sul, local onde será realizado em Março deste ano o III Encontro Latino Americano de Naturismo, aberto a todos os interessados em participar. No centro-oeste a Associação Goiana de Naturismo, o Goiasnat (www.goiasnat.com.br) e o Clube Naturista do Planalto Central, o Planat (www.planat.org.br) promove reuniões mensais para adeptos da prática.

Falando em praias, infelizmente não há espaço para comentar todas, a mais famosa é a Praia do Pinho (www.praiadopinho.com.br), no Balneário Comburiú em SC. Berço da reestruturação do naturismo no Brasil depois do período ditatorial, conta com boa estrutura de hospedagem e camping. Igualmente famosa depois do 21º Congresso Internacional de Naturismo realizado lá, a Praia de Tambaba(www.tambaba.com.br) no nordeste é rica em belezas naturais e conta também com pousadas e camping no local.

Há ainda a Praia de Barra Seca em Linhares – ES. (www.barraseca.com.br), a mais próxima do centro-oeste e a Praia do Abricó (www.anabrico.com) na cidade do Rio de Janeiro, palco de várias lutas ambientalistas, sendo uma área de proteção ambiental dentro da reserva biológica do Parque de Grumari.

É comum o cidadão iniciar-se na prática do naturismo fora de seu estado por vários motivos. A maioria volta maravilhada com o ambiente fraternal com que são recebidos por frequentadores em locais muitas vezes desconhecidos e quando retornam a sua origem, acabam aderindo à associação local. Os naturistas formam uma grande família!

São várias as opções, portanto nessas férias, se você é amante da natureza do tipo que não quer se preocupar com malas ou “o que vestir na ocasião”: somente uma toalha basta! Convide sua família a realizar uma experiência inesquecível e fascinante. Comece o ano diferente, passe suas férias ao natural!

Laércio Júlio da Silva é diretor da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) e presidente da Associação Goiana de Naturismo, o Goiasnat.

www.goiasnat.com.br