segunda-feira, 15 de março de 2010

Ter vergonha de seu próprio corpo é Lei obrigatória para todos?

Por Delmonte Vicencio

 
Engraçado, estava vendo algumas reportagens sobre abordagens pela polícia de pessoas que simplesmente estavam nuas em praias e foram abordadas, se alegando que teriam que ter vergonha de sua nudez e se vestirem. Os próprios repórteres se indignaram com a falta de vergonha dessas pessoas. Entendi que todo mundo deve ter vergonha da nudez senão vai preso e é condenado pela maioria das pessoas.
O que eu não entendo é onde estão nossos direitos humanos universais de pensar e agir, será que não existem aqueles que há muito já se desvincularam desse sistema cheio de malícias e maldades e também tem todo o direito de usufruir da natureza divina que foi dada para todos?
A massa te oprime e te obriga a pensar e agir como eles navegando no mundo do consumo e consumismo, e onde fica nosso livre arbítrio de pensar e viver? Fala-se com tanta naturalidade que tais pessoas não têm um pingo de vergonha na cara em ficar sem roupas na frente dos outros quando todos deveriam sim ter vergonha da atual situação brasileira de desigualdades e de muitos até miseráveis sem nenhuma qualidade de vida para sobreviver. Por  que temos que ter vergonha do que é tão natural e normal? Eu não tenho nenhuma vergonha de estar pelado na frente de quem quer que seja, mas sinto muita vergonha de ver que em meu país existem tantas pessoas que muitas vezes não têm nem o que comer. Deveríamos sim, cair matando em cima daqueles que usam e abusam do poder, daqueles que são os propulsores da grande miséria no Brasil. É disso que devemos nos envergonhar e fazer de tudo para mudar, não cair matando em cima de pessoas que simplesmente eliminaram de suas vidas esse sentimento de vergonha do natural, vergonha do que foi feito por Deus e como todos dizem à sua própria imagem.
Acordai brasileiras e brasileiros, já está mais que na hora de se ver o mundo de outra forma e não da forma como nos foi imposto desde que nascemos presos a dogmas religiosos criados pelo homem. Como todos ouvem e dão total crédito à voz do Papa, João Paulo II escreveu isto:
O decoro sexual, não pode, portanto, de nenhuma forma, ser associada ao uso de vestimenta, nem a sem-vergonhice com a ausência de roupa ou com a total ou parcial nudez” (2). Há circunstâncias nas quais a nudez não significa ausência de decoro... a nudez, como tal, não deve ser equiparada ao descaramento físico. A ausência de decoro está presente apenas quando a nudez desempenha um papel negativo no que diz respeito ao valor da pessoa, (3)quando o seu propósito é o de resultar em apetite sexual, na qual a pessoa é colocada na posição de objeto de prazer” (4) “O corpo humano não é, em si mesmo, vergonhoso, nem, pelas mesmas razões, estão as reações sensuais (5) e a sensualidade humana em geral. A ausência de vergonha (assim como a vergonha e o decoro) é uma função do íntimo de uma pessoa”.

Portanto volto ao título deste documento, Ter vergonha de seu corpo é obrigatório a todos?
Todos têm que pensar dessa maneira? E quem pensar diferente? Deve ser punido pelas leis vigentes? Vivemos ou não uma democracia?
Reflitam e vamos mudar nossas leis e conceitos, temos que progredir, olhar para o que é necessário fazer. Ter sim vergonha do que fazemos de errado.
autor: Delmonte Vicencio