quinta-feira, 18 de março de 2010

Mulher e Naturismo II

O texto é uma resposta ao comentário colocado em Mulher e Naturismo - comentário em aqui nesse blog - e reproduzido abaixo.

Blogger daniel gambin disse...

Ariana,
Todo naturista, homem ou mulher, gostaria de ver equilibrada a participação de ambos os sexos na vida naturista. Porem essa falta de participação da mulher parece ser mais um motivo de dor para todos. No meu comentário eu coloquei que "as mulheres são objeto sexual para os homens" no sentido de "objeto de desejo". Não cheguei a pensar no sentido de "objeto de propriedade" do que fala o psicólogo muito famoso, mas que não citou o nome. Essa outra hipótese não me parece muito acertada, pois fala de mulheres anuladas pela relação matrimônial. Isso não explica a falta de mulheres solteiras e livres no naturismo. Também não me consta que o casais naturistas sejam todos liberais e que não sejam ciumentos.
Eu penso que as dificuldades que o naturismo tem não é coisa dos homens ou das mulheres e sim das circunstâncias em que nos encontramos na sociedade.

Cordialmente,

Daniel

Caro Daniel Gambin


Nesse ponto concordo com você, as dificuldades que o naturismo tem não é coisa dos homens ou das mulheres e sim das circunstâncias em que nos encontramos na sociedade. Mas penso que como somos nós, homens e mulheres, que formamos a sociedade, temos ou pelo menos deveríamos ter a capacidade de contribuir de modo melhor para que essa "sociedade" evolua, e isso implica adotarmos hábitos e costumes mais modernos.


Nós mulheres conquistamos nosso espaço na sociedade, já podemos pensar por nós mesmas, votar, falar em público, escrever utilizando nosso próprio nome, apesar de ainda existirem mulheres que escrevem utilizando pseudônimos masculinos ou se escondendo atrás dos homens, maridos e amantes.


Com relação ao ponto de sermos objeto sexual para os homens, no sentido de objeto de desejo e não no sentido de objeto de propriedade; sinto discordar, pois o homem sempre quis e ainda quer "possuir"( do latim.... bla bla...ter posse) o que deseja, são coisas que para mim estão bem interligadas.


Não citei o nome do psicólogo famoso, Sr. Daniel, porque não pretendia citar bibliografia que subjaz meus pensamentos, afinal não estamos aqui defendendo nenhuma tese de doutorado. Eu queria discutir o conceito dentro de uma dada situação.


Mas, voltando ao ponto das mulheres e o nu.....
Aqui na Holanda, sinto as coisas um pouco diferentes, as mulheres são bem mais independentes, se o marido quer sair com os amigos, etc.... ele vai; e ela também sai com as amigas quando quer e sem dar muita satisfação, ela apenas comunica que tem um compromisso e vai, sem precisar fazer um jantarzinho gostoso pro marido na noite anterior, para amaciar a carne, como costumamos dizer por ai, caso não me entenda, sem precisar seduzir o marido para deixá-la sair com as amigas, ou fazer alguma coisa sem ele, que não seja, mercado, ir a missa, etc.; aqui realmente temos os mesmos direitos.

Quando vou a um lugar aqui onde é permitido tirar a roupa, encontro também mais homens que mulheres, mas a diferença que vejo está na postura machista que não encontro por aqui. Estive uma vez em uma pequena cidade (chamada Winterswijk), lá temos uma grande lagoa e uma parte dela é destinado ao peladismo, claro que cheguei no meu lindo biquíni e canga última moda; afinal também gosto de me exibir um pouco. Quando vi que era permitido ficar nua, fiquei. Me deitei e estava curtindo um maravilhoso sol quando vi chegar uma mãe com suas quatro crianças, simplesmente sem a presença do marido para escoltá-la ou sei lá o quê. Ela ficou super à vontade, triangulando pelos vários grupos que estavam lá, sem nenhuma cerimônia. Depois foram chegando mais mulheres sozinhas, ou em grupos.....claro que éramos a minoria, o motivo realmente podem ser vários, mas não estou mais me importando muito com isso, o fato é que muitas das mulheres solteiras e independentes não estão indo aos lugares de nudismo, por causa dessa cabeça machista que ainda grita na mentalidade humana, e as faz querer desfilar sua beleza em outros lugares, onde o homem não mostre seu crachá.


Muitos lugares de nudismo no Brasil só permite a entrada de casais, por que será? Para tentar um equilíbrio ou para não ter ninguém sozinho cobiçando o que está em par?

Tenho conversado bastante com as pessoas idosas daqui, pois quero colher-lhes as experientes impressões. Tivemos em todo lugar do mundo o movimento feminista e aqui me parece ter sido bem forte. Naquela época, os homens chegaram a não poder olhar para as mulheres na rua, elas botaram pra quebrar mesmo. Hoje vejo um certo equilíbrio entre as duas partes, as mulheres têm uma postura mais firme e consequentemente os homens, uma postura mais respeitosa para conosco, sem contar na educação e gentileza, sem ter por traz o desejo de sedução.