sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A vaca foi pro brejo? Faça vaca atolada!

Recebemos faz pouco mais de um mês notícias do grupo PLANAT, dizendo que a vaca foi pro brejo, e a grupo foi pego de calças curtas:

CANCELAMENTO DO ENCONTRO DO PLANAT

Informamos que está cancelado o encontro do PLANAT, que estava agendado para o período de 03 a 05/08. Motivo: o proprietário vendeu a fazenda e o comprador não tem interesse em manter os atuais clientes da estância.

Nota: A Diretoria Executiva do PLANAT lamenta muito o fato e informa que foi pega de surpresa, pois havia um entendimento com o proprietário Narciso que o PLANAT teria preferência na compra da fazenda, já que a alugou por muito tempo com contrato de locação, época em que foi construída a piscina com esforços e recursos dos próprios associados.

O grupo funciona faz vários anos, alugando o mesmo sítio faz 13 anos. Despejado de repente, vai fazer o que? Jogar a toalha?

Não jogou. Ontem chegou outra correspondência de sr. Jamie Belem, informando um almoço visando a "reequilibrada do Planat". Como sua alma de poeta, Jamie prometeu "vaca atolada" no cardápio.

Não vamos reproduzir a carta toda. Além de mais, inclua telefones, endereços, números de conta de banco, e outras informações do tipo que geralmente evitamos publicar.

Merece reconhecer que, enfrentando um problema real, Jamie está procurando uma solução real. "NOSSA META É CONSEGUIR A ADESÃO DE, NO MÍNIMO, 50 (CINQUENTA) CASAIS, para que adquiramos condição financeira para procurar um outro local que venha a nos receber DE FORMA NATURISTA, além de minha casa." A adesão alvejada, em termos financeiras, seria R$60 mil durante o próximo ano.

Sem nuvens e espelhos

Sr. Belém está fazendo a reunião na própria casa, depositando o dinheiro na própria conta, e prometendo ele mesmo entregar relatórios financeiros mensais. Porém, não revela nada sobre os seus planos.

É amador? Talvez. É bom? Com certeza. O que não falta no meio naturista brasileiro é planos mirabolantes, projeções, panfletos e propostas de adesão, para não falar de contratos leoninos. Nem carece estruturas corporativas, associações sem fins lucrativos, ou ONGS.

Vendo todo este papo e toda esta papelada, gente bem intencionada coloca dinheiro. E depois? Fica a papelada, ecoa o papo, a estrutura (seja corporação ou associação) fica com as obrigações, e o dinheiro ... sumiu. Era miragem, fumaça e espelhos.

Sr. Jamie Belém junta na sua pessoa física quem recebe o dinheiro, e quem é por ele responsável. É o arranjamento antigo, sem espaço para pintar e bordar. É preferível, dado o histórico do Paraíso da Tartaruga, Pedras Altas, Colina do Sol, e Colina dos Ventos.

O maior inimigo de naturismo brasileiro nos últimos 25 anos, foram os "donos de naturismo". Sem este impedimento, quem sabe o Planat e Jaime Belém terão sorte melhor. De qualquer forma, desejamos.